- casamentoinabox
Agora você pode usar o casamento in a box para obter o melhor planejamento para seu casamento!
Atualizado: 15 de Jul de 2019
Nós tornamos sua organização de casamento mais rápido e conveniente para você gerenciar de qualquer lugar..

Gerenciamento do evento Casamento
1- Anúncio do Noivado e os Primeiros Passos
1.1.1 - Avisar famílias e amigos
É importante anunciar aos pais primeiro. Ambos deveriam estar presentes e, idealmente, contar pessoalmente. Depois os noivos devem compartilhar a novidade com amigos íntimos, que são candidatos a padrinhos e madrinhas.
1.1.2 - Definição da data do casamento
A data é uma das maiores decisões que os noivos tomarão ao planejar um casamento. Além de ser a primeira pergunta que irão responder, esta informação é primordial para o planejamento progredir.
1.1.3 - Escolha do tipo de cerimônia
Formal, casual ou temático. Uma boa forma de decidir é fazer uma lista de tudo o que eles gostariam de ter no evento.
1.1.4 - Definição do orçamento
É necessário que os noivos tenham um olhar crítico sob suas finanças analisando o quanto podem economizar a cada mês. Saber se as famílias gostariam de contribuir com o casamento, com quanto poderiam arcar ou que itens específicos gostariam de pagar.
1.1.5 - Definição dos locais para cerimônia e recepção
Muitas igrejas e casas de festas são reservadas com um ano de antecedência. Quanto mais cedo o casal procurar, mais sucesso terá em achar a data, a hora e os custos planejados.
1.2 - Definição do Escopo
1.2.1 - Celebração do Noivado
Festa de noivado é uma maneira divertida de anunciar e celebrar o noivado. Poderá realizar-se em um evento formal com convites impressos, um churrasco casual ou um coquetel com pequenas entradas. Segue abaixo prós e contras de realizar uma festa de noivado:
Prós:
- Permite que o casal anuncie o noivado para amigos íntimos e familiares de uma forma divertida;
- É uma ótima maneira de familiares e amigos se conhecerem.
Contras:
- O casal, precocemente, tem um senso da quantidade de pessoas convidadas para o casamento, já que não devem convidar ninguém que não estará no casamento;
- É mais um evento para planejar e pagar;
- Se não tiverem tempo hábil - pelo menos seis meses antes do casamento - pode parecer estranho ter outra festa tão perto do casamento.
1.2.2 - Igreja /Local da Cerimônia
1.2.2.1 - Escolha do local
Caso a noiva prefira igrejas concorridas, precisa reservá-la com antecedência: algumas já estão com agenda fechada um ano antes, principalmente nos meses de maio, setembro e dezembro.
Algumas pessoas preferem fugir da badalação de igrejas concorridas e casar próximo de casa. Mesmo assim é importante reservar com, pelo menos, dois meses de antecedência.
1.2.2.2 - Escolha do Celebrante, Padre ou Pastor
Se os noivos tiverem preferência por algum padre, o ideal é casar na igreja em que ele atua ou saber se está autorizado a realizar casamento na igreja escolhida. Caso contrário, os noivos se sentirão mais à vontade conhecendo o padre que vai realizar a cerimônia antes do casamento.
1.2.2.3 - O Horário da Cerimônia
Muitas igrejas realizam mais de um casamento no mesmo dia. Se o casal não quiser correr risco de atrasos deverá reservar o primeiro horário.
1.2.2.4 - A Decoração da Igreja
Algumas igrejas exigem profissionais cadastrados, outras deixam a escolha livre. Caso haja outros casamentos no mesmo dia, escolhas e custos podem ser divididos.
1.2.2.5 - A Música da Cerimônia
Os profissionais podem ser da própria igreja ou a critério dos noivos, se a igreja permitir. Quanto ao repertório, os noivos deverão estar cientes das normas da igreja.
1.2.2.6 - Os Convidados
É importante escolher uma igreja que comporte o número de convidados, pois uma igreja muito vazia ou muito cheia é incômodo para os noivos e para os convidados.
1.2.3 - A Festa
1.2.3.1 - O Estilo da Recepção
12
O estilo da recepção deve combinar com o casal, estar em harmonia com o local escolhido e com o horário da recepção.
1.2.3.2 - Os Convidados
O primeiro passo é fazer uma lista para definir a quantidade de convidados. Esta informação é fundamental para a escolha do local e do menu.
1.2.3.3 - O Local
Um salão de festas, uma mansão de aluguel, a casa de algum familiar, ou ao ar livre. O casal deverá visitar o local e verificar se tem estrutura para receber todos os convidados. É importante prestar atenção nas instalações da cozinha e na quantidade de banheiros.
1.2.3.4 - A Comida
Definir qual serviço de buffet será contratado, qual será o cardápio e quais bebidas os noivos pretendem oferecer na festa. O casal deve verificar quais bebidas estão incluídas no preço (geralmente água e refrigerante são incluídos e bebidas alcoólicas são compradas por fora).
Verifique o ANEXO 01: Listagem de quantidades (entradas, pratos quentes, bebidas, bolo, doces).
1.2.3.5 - A Decoração
A decoração é muito importante para atingir a atmosfera desejada. Ela deve estar em harmonia com o horário, com o local e com o cardápio. Por exemplo: um jantar sofisticado pede uma decoração requintada. É válido considerar a contratação de um profissional para cuidar, especificamente, desta parte. A arrumação do salão da recepção inclui apoio para recepcionistas com a lista dos convidados e espaço para guardar presentes de última hora, mesas dos convidados, mesa do bolo, mesa de doces, mesa de chá e lounges na pista de dança.
1.2.3.6 - A Música
A música deve seguir o estilo dos noivos e da maioria de seus convidados, procurando ser flexível.
1.2.3.7 - O Horário
O horário é a base para outros itens. A partir dele se define decoração, cardápio, trajes, enfim todo o estilo da recepção. Algumas opções são:
- Casamento pela Manhã
A maioria dos casamentos pela manhã é informal, não exigindo luxo, sem perder a elegância. O ideal é oferecer um café da manhã, ou um brunch. Recomenda-se evitar brilho e cores chamativas nas roupas.
- Casamento à Tarde
O casamento à tarde também é considerado informal, mas já pode ousar na decoração e nas roupas usadas. O cardápio pode ser um chá com pães e frios, um coquetel frio ou quente ou um coquetel seguido de salada e um prato quente.
- Casamento à Noite
O casamento à noite pede mais requinte e sofisticação. Pode-se abusar do brilho e tecidos nobres, muitas vezes usam-se vestidos longos e trajes de gala. Quanto ao cardápio, é servido um coquetel ou um jantar informal (serviço americano - onde os próprios convidados se servem) ou formal (à francesa - servido por garçons).
1.2.3.8 - Os Detalhes do Local
Para a recepção do casamento é necessário verificar toda a estrutura do local: instalações, acomodações, limpeza, quantidade de banheiros, número de mesas, cadeiras e toalhas, se disponibiliza estacionamento, manobristas e seguranças. É importante saber se há algum cômodo disponível para a noiva se trocar, retocar a maquiagem ou guardar alguns de seus pertences.
1.2.4 - Buffet
1.2.4.1 - A Escolha
Há algumas considerações e cuidados a serem tomados, afinal o buffet é responsável por 50 a 60% das despesas do evento casamento e pela satisfação dos convidados. Antes de escolher este serviço é importante pesquisar, pedir referências a amigos e profissionais da área, além de checar tudo pessoalmente. Se possível, marcar um dia para a prova do cardápio ou atender a algum evento que eles estejam prestando serviço.
1.2.4.2 - Cardápio
Geralmente os serviços de buffet possuem variedade de cardápios, de acordo com o tipo de festa desejada. É importante conversar com o responsável e explicar cada detalhe da recepção, como horário, local e estilo da festa – itens que definirão o que irá ser servido.
1.2.4.3 - Definição do serviço
De acordo com o horário, estilo e cardápio da recepção o casal deverá definir qual serviço será utilizado: americano - os convidados se servem e comem nas mesas; franco-americano - os convidados se servem e comem em pé, com o prato na mão; à inglesa - os convidados são servidos pelos garçons nas mesas, com os pratos prontos; ou à francesa - os convidados são servidos pelos garçons em suas próprias mesas. É muito importante saber se o buffet disponibiliza a quantidade de mesas e cadeiras necessária para os convidados ou se será preciso contratar a parte.
1.2.4.4 - Contrato
Ficar “de olho” na hora de assinar o contrato. Tudo deverá ser especificado com detalhes: os serviços e itens inclusos e os contratados a parte, o cardápio, o horário.
1.2.5 - Bolo e doces
1.2.5.1 - O Bolo
O bolo é tradicional e não pode faltar no casamento. É um detalhe marcante da recepção. Pode ter diversos formatos. Tradicionalmente é redondo e possui, no mínimo, três camadas. Geralmente é feito de bolo branco e glacê de açúcar. Mas não há regras: atualmente vemos muitos bolos com sabores variados e formatos diferentes, além da ousadia das cores.
1.2.5.2 Topo do bolo
Uma brincadeira charmosa e divertida. Bonequinhos de massa acrílica ou biscuit com características dos noivos estão em alta. E, depois, o casal pode guardar como uma bela recordação do evento.
1.2.5.3 Doces
Os doces são muito valorizados numa festa de casamento. Normalmente são personalizados, em diversas cores, sabores e formatos. Sua escolha é um momento prazeroso, já que muitas empresas possuem serviço de degustação.
1.2.6 - Bebidas
Para que o sucesso do evento esteja garantido, é necessário analisar: os tipos, a qualidade e a quantidade de bebidas que serão oferecidas. As bebidas devem variar de acordo com o cardápio e com o estilo de festa.
Os refrigerantes, cerveja, sucos e água são indispensáveis em qualquer festa - geralmente incluídos no preço do buffet contratado. Já vinhos e uísque são opcionais - geralmente comprados pelos noivos. Há também escolhas extras como drinks variados (open bar). Para o brinde dos noivos o ideal é um espumante. Poderá ser servido apenas no começo da festa, durante o coquetel, ou durante toda a festa.